O Projeto Farmácia Viva em Diorama-GO possui o intuito de retomar a disponibilização de medicamentos fitoterápicos no âmbito do SUS, na atenção primária a saúde do município. Investimentos financeiros, técnico e político por parte da nova gestão Municipal tem contribuído para que o programa seja implantado de forma efetiva. É importante ressaltar que o Município de Diorama já foi palco da produção de fitoterápicos, produzidos pelo CENTRO DE TECNOLOGIA AGRO-ECOLOGICA DE PEQUENOS AGRICULTORES – AGROTEC, que por 02 anos produziu os medicamentos em laboratório próprio e em parceria com a prefeitura Municipal, que atendia a rede de saúde do Município com a dispensação de xarope, pomadas e chás. Nesse sentido, no decorrer do ano de 2022 a gestão municipal juntamente com uma equipe técnica especializada realizou uma readequação do Plano de trabalho que teve como objetivo a implantação da “Farmácia Viva” no município.

Inicialmente a Farmácia Viva irá destinar-se à produção e dispensação da planta medicinal fresca e/ou seca, ou seja, na forma in natura e/ou de chá medicinal, respectivamente. A Farmácia Viva também dará suporte à Fitoterapia como prática integrativa, ou seja, quando o uso das plantas medicinais não se restringe à dimensão física, atuando na multidimensionalidade do indivíduo, como a emocional, social, ambiental e espiritual, na medida de sua relação com a natureza e com a participação social.

Além do suporte à Fitoterapia, a Farmácia Viva também contribuirá para a redução do custo da Assistência Farmacêutica em todos os níveis, ou seja, na Atenção Primária em Saúde, também na média e alta complexidade; não só pela possível substituição de alguns medicamentos convencionais, gradativamente e para que os pacientes que aderem, como também pela redução de iatrogênicas e poli medicações. Isso permite o atendimento a mais demandadas ser supridas com qualidade e segurança, pela Fitoterapia, na sua condição complementar ou não.