ACESSO À
INFORMAÇÃO
Radar da transparência
acessibilidade
ACESSO À
INFORMAÇÃO

História

Diorama é um município do estado de Goiás. Sua população projetada pelo IBGE para 2021 é de 2.477 habitantes. Localiza-se na região Oeste do Estado de Goiás. É administrado por Altamiro José de Lima (DEM) na gestão 2021-2024.

No final da década de 20, as terras, atualmente pertencentes a Diorama, Montes Claros de Goiás, Iporá, Israelândia, Jaupaci e outros municípios, pertenciam a área da cidade de Goiás que era então a capital do estado e que tinha um grande município.

Enfim, somente no dia 17 de Dezembro de 1958, Diorama conquistou sua autonomia político-admistrativa e foi divulgado sua emancipação no Diário Oficial do estado e a cidade foi desmembrada da cidade de Goiás.

Geografia:

A área do município é de 687.348 km². Faz divisa ao norte com Montes Claros de Goiás, ao Sul com Iporá, a leste com Jaupaci e ao oeste com Arenópolis. Sua densidade demográfica é de 3,61 habitante por quilometro quadrado. A Renda Per Capita em 2017 (a soma de todas as riquezas dividido pela população) é de R$ 19.636,56. O Índice de Desenvolvimento Básico da Educação (IDEB) recebeu nota 6,8 (2015) nos anos iniciais do ensino fundamental. A frota de veículos (automóveis, motos e caminhões) em 2018 foi de 1003. Com pequena diferença, a maioria da população é do sexo masculino. A distância de Diorama para a capital Goiânia é de 245 quilômetros de Goiânia.

Economia:

A economia da cidade se baseia principalmente na pecuária e na agricultura.

Turismo:

O turismo da cidade é baseado nas características geográficas da cidade. Devido a estes fatores em seu território se localizam várias cachoeiras e a principal é a Cachoeira do Rio dos Bois.

O ENCODI é uma tradicional festa do calendário dioramense que reúne as comunidades rurais em dias de muita alegria com shows, cavalgadas, prova de laço e exposições.

Prefeitura Municipal de Diorama

Fundação: 1958
Gentílico: dioramense
População: 2.477 de habitantes
Área: 685,382  km²