As unidades de conservação (UC) são áreas territoriais, incluindo seus recursos ambientais, com características naturais relevantes, criadas e protegidas pelo Poder Público com objetivos de conservação. Elas contribuem para a conservação de espécies e atividades educativas que visem à sensibilização ambiental.

Com este pensamento voltado a preservação e conservação das espécies a secretaria de meio ambiente de Diorama está desenvolvendo projeto do centro de Educação Ambiental na Unidade de Conservação, onde este centro de ensino ao ar livre promove uma experiência real na vida dos alunos da rede municipal do Município.

O principal objetivo e criar a consciência ambiental nas futuras gerações, onde vão ser desenvolvidas atividades como plantio de mudas, coletas de sementes e semeadura, palestras educativas entre cursos e minicursos com toda a população, onde o objetivo e mostrar a importância do meio ambiente e os serviços ambientais essencial que ele nos fornece. Para o desenvolvimento deste projeto contamos com as participações dos parceiros da secretária de meio ambiente, como a secretaria de Administração, Educação, Saúde, Transporte e também, SANEAGO, SENAR, AGROTEC, SEBRAE, e EMATER.