Notícia publicada pelo site Oeste Goiano

A Prefeitura Municipal de Diorama e a Secretaria Municipal de Saúde de Diorama vem por meio desta, manifestar repúdio a matéria publicada pelo Jornal Oeste Goiano nesta terça-feira, 24 de março, com o título “Mulher de Diorama que era suspeita também não se confirma como portadora do vírus”.

Diante do cenário epidêmico ocasionado pela disseminação do COVID-19 em nosso Estado entendemos a necessária e essencial divulgação de notícias e informações verídicas relativas à doença, com objetivo de notificar e orientar a população sobre medidas de prevenção e atenção à saúde.

Entretanto, é preciso neste momento de cautela e atenção, respeitar o sigilo e o fluxo que essas informações detêm, a fim de preservar os cidadãos do nosso município e também contribuir para a melhor gestão e encaminhamento de tal situação. Assim, reiteramos o nosso repúdio em relação à publicação da notícia, pois essa ocorreu antes mesmo do município publicar a devida informação.

Respeitamos e temos o dever de garantir o pleno exercício da liberdade de imprensa, mas é necessário pontuar com severidade atos que possam insubordinar os protocolos de contingência estabelecidos, causando desnecessários rumores em nossa sociedade e desrespeitando o trabalho dos órgãos responsáveis pela plena gestão dessa grave crise que acomete a saúde pública não só no município de Diorama, como em todo território brasileiro. Não podemos permitir que haja inversão e abuso do controle de informações, uma vez que o veículo mencionado publicou, o resultado do teste para COVID-19, e sabemos que se trata de um documento sigiloso que foi divulgado sem o consentimento da gestão municipal e do próprio paciente.

Data de publicação: 26/03/2020