Informação da Secretaria de Saúde

Diorama-GO, 24 de março de 2020

NOTA INFORMATIVA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE DIORAMA-GO

Considerando o Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus COVID-19 publicado pelo Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, em fevereiro de 2020; o Decreto Estadual nº 9.633 de 13 março de 2020 que dispõe sobre a decretação de situação de emergência na saúde pública do Estado de Goiás, em razão da disseminação do novo coronavírus (2019-nCoV); o Decreto Municipal nº 053/2020 de 18 de março de 2020.

A Prefeitura do Município de Diorama-GO juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e a Comissão Intergestora Local de Enfrentamento do COVID 19.

Apresenta o seguinte cenário municipal:

O caso suspeito que estava em fase de investigação diagnóstica mostrou-se com resultado negativo para o CORONAVÍRUS, a partir de teste realizado pelo Método RT-PCR em tempo real para SARS-CoV2 no LACEN de Goiânia-GO.

No entanto, esse resultado negativo não significa que não existe o vírus circulando no município ou região. Significa que precisamos intensificar as ações preventivas de contágio e disseminação, haja vista que temos várias pessoas em circulação, provenientes de países, estados e/ou municípios goianos com casos confirmados. Além disso, como em todos os anos, já temos casos de pacientes com sintomas gripais que não serão testados para o CORONAVÍRUS, em virtude do nº insuficiente de exames disponíveis pelo SUS, no momento.

Logo, solicitamos que as orientações de condutas preventivas estabelecidas sejam cumpridas.

Observação: As unidades de saúde permanecerão abertas exclusivamente para atendimento de urgência e emergência. As equipes da Estratégia de Saúde da Família e da Unidade Hospitalar estarão à disposição através do DISK SAÚDE (64) 3689-1393 e 3689-1122, realizando a triagem dos pacientes.

Tatiane Martins Dutra Lima

Secretária Municipal de Saúde